A adolescência é uma fase no ciclo vital do desenvolvimento humano que deve ser compreendida como um fenômeno mais amplo do que simplesmente a puberdade. Como período fundamental das idades da vida, ela contempla a ocorrência de intensas modificações físicas e psíquicas.
O adolescente vive experiências com intensidades distintas dos adultos, uma vez que há uma diferença em relação ao registro da noção de temporalidade, sexualidade e relação estabelecida com a realidade de quando se é criança.
A adolescência é um período com uma série de exigências e nem sempre os recursos necessários para enfrentar este momento estão consolidados, o que pode trazer angústia e sofrimento a eles e aos pais.
A psicoterapia na adolescência é, portanto, uma importante ferramenta para prevenir maiores problemas na vida pessoal e social.
Os motivos de consulta mais frequentes por parte dos adolescentes são as dificuldades na relação familiar, na escola, namoros, o consumo de drogas, os transtornos alimentares, sexualidade, uso excessivo da tecnologia, ansiedade pré-vestibular ou situações de isolamento.